Tenho sido muito impactada por diversas histórias de profissionais com excelentes currículos, que investem constantemente em desenvolvimento técnico em suas áreas de conhecimento, mas que ainda assim têm dificuldade de ascenderem profissionalmente. Ao conversar mais com alguns deles acabei identificando um ponto em comum. Eles recebem feedbacks negativos sobre seus comportamentos.

Apesar de serem muito inteligentes e preparados, muitos destes profissionais acabam tendo dificuldade de receber e mesmo de entender essas mensagens por trás do que foi dito. Com isso, muitas vezes eles acabem se isolando, se sentem desmotivados, acabam mudando de time ou de empresa e depois de algum tempo começam a receber o mesmo tipo de feedback. Mas afinal, o que pode estar havendo de com estas pessoas?

Eles podem estar com dificuldade para ler a necessidade escondida por trás de frases como “você não se relaciona com o time”, “você não parece envolvido com as metas da empresa”, “você precisa ser mais empático” e por ai vai. Eles podem achar que trata-se de uma crítica pessoal e não a um comportamento que uma vez identificado e entendido pode ser alterado.

Mas qual é a solução para isso? Que tal experimentar exercitar uma escuta sem julgamentos e pedir exemplos de situações onde seus comportamentos demonstraram isso que está sendo dito? Ao fazer isso você começará a visualizar os comportamentos podem estar gerando um resultado oposto àquilo que você deseja, qual é a expectativa do outro a e decidir de mais consciente qual a melhor forma de melhorar os relacionamentos e os resultados que está obtendo.

Convido-o a experimentar essa técnica esta semana e compartilhar comigo pelo e-mail coach@aretabraga.com.br o resultado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *