Nos últimos dias o tema feedback tem rodeado muitas das minhas conversas e isto me levou a refletir mais profundamente sobre o quanto e como ele impacta nossas vidas.
Depois de ouvir de coachees e amigos que tiveram de dar e receber feedbacks recentemente, alguns relatos muito positivos e outros nem tanto, receber alguns feedbacks e perceber o quanto eles tem sido valiosos na minha transformação e crescimento pessoal, conclui que ele pode sim ser um verdadeiro presente! Tudo depende de sua disposição para dá-lo e recebê-lo da melhor forma possível.
Quando crianças somos ensinados que ao receber um presente devemos agradecer gostando ou não do que recebemos. Com o feedback é mais ou menos assim. Muitas vezes não gostamos do que ouvimos, mas se nos dispormos a recebê-lo ouvindo atentamente e refletirmos com calma antes de simplesmente dizermos que não gostamos do que ouvimos e adotar uma postura reativa, podemos ter poderosos insights para o nosso desenvolvimento, mudar de atitude e colher novos resultados.
Ao darmos um feedback a alguém devemos agir como quem escolhe e entrega um presente a uma pessoa querida, ou seja, pensar na melhor forma de dizermos aquilo que precisa ser dito, sem julgamentos, mas apontando fatos e dados que reforcem aquilo que está sendo dito e visando a gerar uma motivação positiva que impulsione a mudança.
Se para você é difícil ser assertivo neste momento que tal pensar no seguinte “ao entregar este feedback estou dando a pessoa o direito de decidir se ela quer ou não mudar e conquistar novos resultados”, talvez isso alivie o peso de entregar ou receber um feedback. Que tal experimentar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *