Enquanto jornalista, estudiosa de comunicação humana, linguagens da valorização e comunicação não violenta, sou uma verdadeira apaixonada por comunicação em suas mais diversas formas.

Eu realmente acredito que quem se comunica adequadamente governa, pelo menos por um tempo.

Não adianta nada ser um profissional altamente qualificado que entrega tudo e trabalha maravilhosamente bem, ter um excelente serviço ou produto e não saber como contar para o mundo tudo isso. As pessoas somente prestam a atenção em alguém ou em alguma coisa quando recebem algum estímulo de comunicação que se conecta com elas.

As mensagens que recebemos nos nossos smartphones logo que acordamos, a TV ou rádio que ligamos, a roupa que escolhemos, o bom dia que recebemos ou não, o sorriso, as placas de trânsito, os anúncios espalhados pela cidade, enfim tudo é comunicação e num mundo onde o volume de estímulos que recebemos diariamente é gigante, acabamos dando atenção basicamente a comunicação que:

  1. Se conecta conosco – ela tem um tema ou estímulo que leva a algo que é realmente importante para mim ou a solução de problema ou dor que me incomoda;

 

  1. Tem uma bela história – Simplesmente amados uma boa história. Desde que nascemos somos embalados pelas histórias que nos contam e que criamos em nossas brincadeiras. Se tiver aventura, heróis, romance e redenção melhor ainda;

 

  1. É congruente – este último ponto pode matar todos os outros dois. Nossos cérebros foram criados para buscar congruência o tempo todo. Ele quer dar sentido a toda informação que recebe, validando cada coisa, ou seja, em última instância não adianta sua comunicação se conectar com a minha dor ou gostos, ter uma narrativa maravilhosa e no final das contas a entrega não estar devidamente alinhada ao que foi dito.

É justamente por causa desta bendita congruência que, apesar de eu amar a comunicação e acreditar que quem se comunica bem governa, também tenho que admitir que só a comunicação não vai salvar a sua empresa ou carreira.

Você pode contratar a melhor agência, o melhor marqueteiro ou coach de comunicação, estudar, aprender e aplicar todas as técnicas de comunicação, se a sua entrega não for exatamente ou mais do que a comunicação prometeu você não terá bons resultados.

Num primeiro momento talvez você até veja um crescimento das vendas, números bonitos e sua carreira ascender, mas a curva de crescimento só será mantida se houver congruência, pois a mesma comunicação que te ajudou a crescer, pode ter efeito reverso. Se seus produtos e serviços não forem bons as pessoas vão começar a falar sobre isso e em um universo de redes sociais, influenciadores digitais que são formadores de opinião em nichos específicos, a força que a comunicação negativa sobre sua empresa pode ser devastadora. O antigo boca a boca que antes era restrito ao universo das pessoas que estavam em um mesmo espaço geográfico agora não tem mais a barreira física!

Você deve estar estranhando eu uma consultora de comunicação, apaixonada pelo que faz, dizer que a comunicação não vai salvar a sua empresa ou carreira, mas é justamente porque amo o que faço e acredito no meu trabalho e no sucesso de quem sabe se comunicar de maneira congruente que estou afirmando isso.

O que vai trazer resultados sólidos para seus negócios ou carreira é a congruência, ou seja, é ter um plano de negócios ou de carreira bem desenhado, ter um excelente produto e serviço, ter clareza sobre quais são os seus objetivos e um plano de ação sobre como atingi-los e  por último, mas não menos importante, ter um plano de comunicação com uma estratégia para contar para todo mundo sobre tudo isso.

Se por acaso você já teve uma experiência ruim com a comunicação, eu proponho a você fazer uma reflexão sincera e avaliar se o problema foi o plano de comunicação ou a falta de congruência entre o seu negócio e aquilo que estava sendo comunicado.

Em última instância, o que pode salvar o seu negócio e fazer sua curva de crescimento ser ascendente é a congruência entre aquilo que se planeja, faz e comunica.

Areta Braga é diretora da Comunikação Consultoria. Há mais de 15 anos ajuda empresas e pessoas a desenvolverem e comunicarem seu potencial e habilidades. Graduada em jornalismo e especializada em jornalismo científico. É professional & self coach.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *